segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rubrica MAS: Desafios num ambiente complexo

Vivemos num ambiente cada vez mais complexo. Nessa medida, também os desafios do terceiro sector são cada vez mais exigentes. O nosso quotidiano é hoje muito acelerado e a realidade cada vez mais diversa. Por estes motivos são necessárias cada vez mais instituições, com objectivos e métodos cada vez mais diferenciados, para responder a todas as solicitações no âmbito da pobreza, ambiente, solidão, liberdade, educação, etc.

A resposta deste sector para as crescentes necessidades tem sido o aumento da diversidade institucional, cada uma surge dirigida para a resolução de um conjunto específico de problemas. Essa dinâmica conduziu a uma elevada fragmentação da resposta às situações de emergência social.

Mas porque actualmente a complexidade dos problemas exige também maior complexidade do lado das respostas, o paradigma de desenvolvimento do terceiro sector tem de mudar. É fundamental evoluir também no âmbito da sua organização, a crescente necessidade de especialistas tem de ser complementada por uma maior intervenção multidisciplinar.

O MAS, consciente deste desafio, pretende fazer parte da solução, procurando oferecer serviços de facilitação do trabalho das instituições que actuam directamente com as situações de emergência. Posicionar-se-á como um agente de facilitação da cooperação e do trabalho em rede. Procurando articular o conhecimento específico de quem está no terreno com os investigadores das academias, fomentar a articulação de diferentes agentes que actuam sobre a mesma realidade, reunir intituições de diferentes áreas, ou que actuam em regiões diferentes, mas que intervêem sobre problemas complementares.

Sem comentários: